Aviso
Nos próximos dias 18 e 20 de Maio os alunos do 4.º ano farão as provas de aferição, por isso não haverá aulas no período da manhã. Eles precisam de estar em silêncio para estarem concentrados!!
5 de maio de 2009
Dia da Mãe
3.º Período

O 3.º período já começou e a azáfama inicial foi muita, mas estamos de volta, cheios de força para ultrapassar as nossas dificuldades e vencer mais um período escolar...
Com o 3.º período veio também a dinamização da nossa Biblioteca. Os nossos principais objectivos são:
• Proporcionar aos alunos e restantes utilizadores acesso a obras de literatura infanto-juvenis, científicas e informativas à em diferentes suportes;
• Desenvolver nas crianças o hábito e o prazer de ler, associando a leitura à ocupação dos seus tempos livres.
Foi criada uma escala para desenvolver actividades de promoção da leitura na biblioteca:
• Às Segundas-feiras irão à biblioteca os alunos do 2.º ano;
• Às Quartas-feiras os alunos do 4.º ano;
• Às Quintas-feiras os alunos do 1.º ano;
• E às Sextas-feiras os alunos do 3.º ano.
24 de março de 2009
Final do 2.º Período
O período está a terminar, a azafama é muita na EB1 Anselmo de Oliveira... mas ainda há tempo para a cultura e para a diversão.
No próximo dia 26, iremos ao Teatro Politeama ver a peça "O Meu Pé de Laranja Lima". "Meu Pé Laranja Lima" é um espectáculo feito com o coração repleto de inocência e ternura, e uma lição inesquecível para todas as crianças e adultos. Se quiserem saber mais visitem o site http://www.teatropoliteama.pt/politeama/artigo.asp?cod_artigo=428.
No último dia de aulas, na nossa escola haverá a "A caça aos ovos" e por volta das 17h30m os familiares e amigos estão convidados para a demonstração de ginástica que acontecerá no Polivalente.
Contamos convosco!!
No próximo dia 26, iremos ao Teatro Politeama ver a peça "O Meu Pé de Laranja Lima". "Meu Pé Laranja Lima" é um espectáculo feito com o coração repleto de inocência e ternura, e uma lição inesquecível para todas as crianças e adultos. Se quiserem saber mais visitem o site http://www.teatropoliteama.pt/politeama/artigo.asp?cod_artigo=428.
No último dia de aulas, na nossa escola haverá a "A caça aos ovos" e por volta das 17h30m os familiares e amigos estão convidados para a demonstração de ginástica que acontecerá no Polivalente.
Contamos convosco!!
22 de março de 2009
Dia do Pai
6 de março de 2009
A História que inventámos hoje:
Os alunos do 1.º ano já sabem escrever muitas palavras e até já inventam histórias!
Leiam, pois eles estão de parabéns!
O jogo da baliza
O Zé foi à loja da Zélia.
O Zé e a Zélia têm dez anos e são amigos.
A baliza é do jogo da bola.
A Zélia e o Zé jogam à bola. O Zé marcou dez golos na baliza da Zélia.
O Zé ficou com fome e comeu uma azeitona.
Leiam, pois eles estão de parabéns!
O jogo da baliza
O Zé foi à loja da Zélia.
O Zé e a Zélia têm dez anos e são amigos.
A baliza é do jogo da bola.
A Zélia e o Zé jogam à bola. O Zé marcou dez golos na baliza da Zélia.
O Zé ficou com fome e comeu uma azeitona.
3 de março de 2009
Experiências - A Germinação
- Realização do "Boneco Ecológico"
Material que utilizámos:
- serradura; colã ; olhos; cola; pires; borrifador de água;
sementes.
Investigámos:
- o que é a serradura;
- origem, tipos, cheiros, utilidade...;
- o que são sementes;
- tipo de planta / utilidade.
Tarefa diária:
- borrifar (regar) todos os dias;
Produto final:
- Ao longo das semanas as sementes germinaram e os nossos
cabeçudos, como lhes chamámos, ficaram com uma bonita "cabeleira".
Material que utilizámos:
- serradura; colã ; olhos; cola; pires; borrifador de água;
sementes.
Investigámos:
- o que é a serradura;
- origem, tipos, cheiros, utilidade...;
- o que são sementes;
- tipo de planta / utilidade.
Tarefa diária:
- borrifar (regar) todos os dias;
Produto final:
- Ao longo das semanas as sementes germinaram e os nossos
cabeçudos, como lhes chamámos, ficaram com uma bonita "cabeleira".
Um Barqueiro Inteligente
Hoje a turma do 3.º ano teve uma aula muito divertida.
O texto que leram e interpretaram falava de um barqueiro que queria transportar um lobo, um cabrito e uma couve de uma margem para a outra, num rio.
Como o barco era pequeno, ele só podia levar um elemento de cada vez. Atenção! Se o Barqueiro deixa o cabrito com a couve, ele come-a. Se deixa o lobo com o cabrito, o lobo come o cabrito...
Sabes como é que ele fez?
Não vamos dizer.
Façam como nós. Fomos a este site: http://www.plastelina.net/game1.html e jogamos o jogo do Barqueiro.
Bom Jogo!!
O texto que leram e interpretaram falava de um barqueiro que queria transportar um lobo, um cabrito e uma couve de uma margem para a outra, num rio.
Como o barco era pequeno, ele só podia levar um elemento de cada vez. Atenção! Se o Barqueiro deixa o cabrito com a couve, ele come-a. Se deixa o lobo com o cabrito, o lobo come o cabrito...
Sabes como é que ele fez?
Não vamos dizer.
Façam como nós. Fomos a este site: http://www.plastelina.net/game1.html e jogamos o jogo do Barqueiro.
Bom Jogo!!
25 de fevereiro de 2009
O Carnaval
No dia 20 de Fevereiro festejamos o Carnaval na nossa Escola.
De manhã, desfilámos pelas ruas de Paço de Arcos, parámos no Jardim para lanchar e brincar um pouco.
De tarde, realizámos um Concurso de Máscaras.
Foram premiados os alunos mais criativos.
No 1. lugar ficaram:
De manhã, desfilámos pelas ruas de Paço de Arcos, parámos no Jardim para lanchar e brincar um pouco.
De tarde, realizámos um Concurso de Máscaras.
Foram premiados os alunos mais criativos.
No 1. lugar ficaram:
- O David do 1.º ano;
- O Rodrigo do 4.º ano.
No 2.º lugar ficou:
- O Sérgio do 1.º ano.
No 3.º lugar ficaram:
- O Tomás do 4.º ano;
- A Margarida do 2.º ano.
Vejam só com estavas catitas!!
18 de fevereiro de 2009
A história que aprendemos hoje...
O 1.º ano aprendeu a letra F com a história a "Fifi e da Foca"
A Fifi e a Foca
A Fifi e a Foca

Enquanto saboreava o seu café, uma foca brincava no lago, saltando e atirando-lhe água fresquinha. Entretanto distraiu-se e entornou o café na fita do seu vestido. A fita ficou suja, mas a foca limpou-a, lançando-lhe um enorme jacto de água.
- Obrigada linda foquinha! - agradeceu Fifi.
- Anda brincar comigo no lago - pediu a foca.
A menina entrou na água e arrepiou-se com frio. A foca riu-se e afirmou:
- Anda brincar comigo no lago - pediu a foca.
A menina entrou na água e arrepiou-se com frio. A foca riu-se e afirmou:
- Vamos fazer o "f" de Fifi e de foca para te aquceres? Saltamos para fora da água, em arco. Damos uma pequena voltinha lá no cimo. Deixamo-nos cair direitnhos para dentro da água. depois nadamos até à superficíe por outro caminho. qunado chegarmos ao cimo da água, fazemos um lacinho. Percebeste?
- Entendi perfeitamente - respondeu a menina.
E assim se entretiveram o resto do dia. À noite, foram para casa fatigadas, mas muito felizes.
Depois de ouvirmos a história fomos ao quadro experimentar fazer a letra "F". Adivinhem só?!
Parecia difícil, mas afinal até é fácil!!
17 de fevereiro de 2009

O FAROL DO BUGIO
A ideia de erguer uma fortificação no areal da Cabeça Seca, frente à Fortaleza de S. Julião da Barra, remonta provavelmente ao período de construção desta, mas só em 1571 é formalmente expressa pelo arquitecto Francisco de Holanda, reconhecendo as vantagens do cruzamento de fogo de artilharia.
Nos preparativos para fazer face à esperada invasão das tropas de Felipe II de Espanha, foi montado naquele local uma fortificação em madeira com algumas peças de artilharia, que viria a render-se à Armada Castelhana, sendo depois desarmada e destruindo- se com o tempo, por não ter sido contemplada nos planos Filipinos de fortificação do porto de LISBOA.
Em 1589 ,foi convidado o célebre engenheiro italiano GIOVANNI VINCENZO CASALE para definir a solução a implementar na fortificação do Baixo da Cabeça Seca. Após várias discussões sobre a sua forma, ficou decidido que seria redonda, iniciando-se a construção em 1590 com a implantação de um perímetro de estacaria que seria cheio com pedra. CASALE faleceu em finais de 1593 quando as fundações ainda não estavam completas.
Trabalho elaborado pelos alunos do 4ºano da EBI Anselmo de Oliveira
Rodrigo Baltazar
Leandro Almeida
Patrícia Santos
Carolina Fragoso
A ideia de erguer uma fortificação no areal da Cabeça Seca, frente à Fortaleza de S. Julião da Barra, remonta provavelmente ao período de construção desta, mas só em 1571 é formalmente expressa pelo arquitecto Francisco de Holanda, reconhecendo as vantagens do cruzamento de fogo de artilharia.
Nos preparativos para fazer face à esperada invasão das tropas de Felipe II de Espanha, foi montado naquele local uma fortificação em madeira com algumas peças de artilharia, que viria a render-se à Armada Castelhana, sendo depois desarmada e destruindo- se com o tempo, por não ter sido contemplada nos planos Filipinos de fortificação do porto de LISBOA.
Em 1589 ,foi convidado o célebre engenheiro italiano GIOVANNI VINCENZO CASALE para definir a solução a implementar na fortificação do Baixo da Cabeça Seca. Após várias discussões sobre a sua forma, ficou decidido que seria redonda, iniciando-se a construção em 1590 com a implantação de um perímetro de estacaria que seria cheio com pedra. CASALE faleceu em finais de 1593 quando as fundações ainda não estavam completas.
Trabalho elaborado pelos alunos do 4ºano da EBI Anselmo de Oliveira
Rodrigo Baltazar
Leandro Almeida
Patrícia Santos
Carolina Fragoso
O Brazão da nossa terra e o significado das suas cores.

De prata, com âncora vermelha, coração de ouro, dois golfinhos de negro realçados de ouro, assentes num mar ondeado de cinco faixas, três de verde e duas de prata. Coroa de prata com quatro torres.
SIMBOLOGIA
Vermelho da âncora – vitórias, guerras, força, audácia, vida.Ouro do coração – firmeza, obediência e honestidade.Verde do mar – fé, esperança.A âncora – a vida do mar. A esperança com que os heróis de Paço de Arcos se lançavam à água para salvar outras vidas.O coração de ouro – sentimento humanitário.Os golfinhos – a vida atribulada dos pescadores.O mar – a importância das praias e do mar na vida dos habitantes de Paço de Arcos.
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