EB - Anselmo de Oliveira

17 de fevereiro de 2009


O FAROL DO BUGIO
A ideia de erguer uma fortificação no areal da Cabeça Seca, frente à Fortaleza de S. Julião da Barra, remonta provavelmente ao período de construção desta, mas só em 1571 é formalmente expressa pelo arquitecto Francisco de Holanda, reconhecendo as vantagens do cruzamento de fogo de artilharia.

Nos preparativos para fazer face à esperada invasão das tropas de Felipe II de Espanha, foi montado naquele local uma fortificação em madeira com algumas peças de artilharia, que viria a render-se à Armada Castelhana, sendo depois desarmada e destruindo- se com o tempo, por não ter sido contemplada nos planos Filipinos de fortificação do porto de LISBOA.
Em 1589 ,foi convidado o célebre engenheiro italiano GIOVANNI VINCENZO CASALE para definir a solução a implementar na fortificação do Baixo da Cabeça Seca. Após várias discussões sobre a sua forma, ficou decidido que seria redonda, iniciando-se a construção em 1590 com a implantação de um perímetro de estacaria que seria cheio com pedra. CASALE faleceu em finais de 1593 quando as fundações ainda não estavam completas.

Trabalho elaborado pelos alunos do 4ºano da EBI Anselmo de Oliveira
Rodrigo Baltazar
Leandro Almeida
Patrícia Santos
Carolina Fragoso