No âmbito da implementação do projeto “Kit do Mar”, a EMAM – Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar – e o Centro de Ciência Viva de Lisboa, organizam o 3º Concurso Nacional para a atribuição de prémios aos melhores trabalhos desenvolvidos .
26 de maio de 2012
23 de maio de 2012
Sim vamos criar uma árvore!
Este é o desafio que a tetra pak lançou para a nossa escola.
Criar uma árvore com embalagens da tetra pak.
Visto que a nossa escola é uma eco-escola e que vai fazer parte da Associação Bandeira Azul , a turma do 2º B, com a ajuda de um Pai do 2º A e com a ajuda do CATL fez esta árvore ecológica que vai a concurso......
8 de maio de 2012
Projeto " Poupar a pensar"
Introdução
O projeto apresentado insere-se no âmbito da
educação e proteção do ambiente promovido pela DECO- Associação Portuguesa para
a Defesa do consumidor. O tema que vamos abordar é: “ Poupar a pensar “.
O ambiente assume neste contexto um papel de
crescente importância, encarando a energia como recurso ambiental, devendo o
seu uso ser feito de modo a evitar o desperdício e a disfunção ambiental.
Sendo a energia vital para o progresso,
desenvolvimento e bem-estar dos cidadãos, não significa que consumir mais
energia represente, por si mesmo, melhores condições de conforto, de bem-estar
e de qualidade de vida.
É urgente poupar a
energia! Poupar, para não gastar muito dinheiro e poupar para salvar o ambiente
em que vivemos.
A aposta na sensibilização dos alunos para a
necessidade de se utilizarem mais energias renováveis responde essencialmente a
uma necessidade urgente sentida por todos quantos pensam o futuro.
Este constrói-se no presente, sensibilizando as
nossas crianças de hoje, que serão os homens e mulheres de amanhã.
Pensamos contribuir, dessa forma, para uma correta educação
cívica, sendo intervenientes, empenhados em melhorar e preservar o meio em que
vivemos promovendo igualdade de oportunidades entre todos.
Poupar energia significa
diminuir a quantidade de energia utilizada aquando da realização de qualquer
acto do nosso quotidiano. Gastar menos energia tem várias vantagens – poupa-se
dinheiro e ajuda-se o ambiente.
A produção de energia
requer recursos naturais preciosos, por exemplo carvão, petróleo ou gás. Assim,
gastar menos energia ajuda a preservar estes recursos e a mantê-los durante
mais tempo.
Projeto realizado com a Professora Sandra; Susana Travanca; Joana Candeias e a turma do 2º A.
Foram entregues 23 questionários às famílias da turma
do 2ºA. Após terem sido analisadas as respostas obtidas, verificamos que as
famílias têm hábitos favoráveis e necessários para um uso sustentável e
eficiente da energia elétrica.
A par dos hábitos favoráveis, as famílias do 2ºA,
revelam também atitudes conscienciosas em relação à poupança da energia
elétrica, nomeadamente no que concerne a:
- desligar as luzes e os aparelhos quando não estão a
ser utilizados;
- regular os aparelhos para as temperaturas mais
corretas, sem ser no máximo;
- reparar os aparelhos para que possam durar mais
tempo;
-conversar em casa sobre algumas maneiras de poupar
energia com a luz e com os aparelhos.
28 de abril de 2012
O caderno de ir e vir é para fazermos muitas coisa ... só é preciso imaginação!.....
Neste caderno precisamos da ajuda dos... pais...tios...irmãos mais velhos.... ou qualquer amigo adulto!
O caderno ficará dois dias em cada casa... e temos que trata-lo com carinho.
Já anda a circular o caderno de ir e vir da nossa turma do 2º B. A professora esteve a decorá-lo e ficou muito giro.
Prometemos que nos íamos empenhar em dar o nosso melhor e estimá-lo muito bem!
26 de abril de 2012
Vis Visita à Ribeira da Lage
No No dia 16 de abril, às 9h15m, os alunos
do 4º ano, foram à Ribeira da Lage e adoraram ir lá. Ap Aprendemos a identificar a
flora e a fauna, as margens da ribeira e as caraterísticas físico ququimicas da
água.
O O estado geral da saúde da água da
Ribeira da Lage, que analisamos no Jardim do Palácio do do Marquês de Pombal é
boa.A A água corria, mas era pouca, estava ao
nível indicado para aquela época do ano. A A água era incolor, ou seja
transparente como todas as águas, não tinha cheiro e não tinha ve ve vestígios de
óleos. Fizemos experiências para analisar a água. Analisamos o PH da água, a
á de transparente passou para roxa, e de roxa para azul. A temperatura da
água era de 18º e a dureza era 30º. As margens estavam com pedras, terra e o
fundo estava coberto de rochas, areia e plantas.O que aprendemos na flora era que
tínhamos de dizer quais eram as árvores, os arbustos e as herbáceas. Vimos
choupos, laranjeiras, figueiras, freixos, pitósporos, folhados, loendros,
roseiras, nenúfares, fetos, vincas, agapantos, canas da índia, hortências e
lírios.
Na fauna, que são os animais, tínhamos de encontrar os répteis, os
moluscos, os peixes, os anfíbios, as aves e os insetos. Vimos melros,
estorninhos, pardais, patos, lagartixas, bogas, rãs, gafanhotos, louva a deus,
joaninhas, abelhas, borboletas, libelinhas, mosquitos e caracóis.Quase nos esqueciamos
de dizer, que o David e a Rita, nos deram umas pranchas, com folhas que
tínhamos de preencher.
6 de abril de 2012
Workshop Energia sustentável
A DECO realizou um workshop sobre ESCOLA SUSTENTÁVEL – ENERGIA com as turmas do 2º ano. Visto que vamos participar num concurso nacional promovido pela DECO e em parceria com o Programa Eco-Escolas que desafia as escolas a desenvolver e implementar projetos que incentivem para a poupança de eletricidade.
A DECO realizou um workshop sobre ESCOLA SUSTENTÁVEL – ENERGIA com as turmas do 2º ano. Visto que vamos participar num concurso nacional promovido pela DECO e em parceria com o Programa Eco-Escolas que desafia as escolas a desenvolver e implementar projetos que incentivem para a poupança de eletricidade.
4 de abril de 2012
Dia Mundial da Árvore
O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente em Portugal, dia 21 de março. O objetivo da comemoração deste dia é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores. Neste dia decorrem várias ações de arborização, em diversos locais do mundo.
A turma do 3º A para comemorar este dia da chegada da primavera resolveu construir uma árvore da primavera, recorrendo à pintura e à colagem.
3 de abril de 2012
caça ao tesouro
No último dia de aulas antes das férias da Páscoa realizámos uma caça ao tesouro da autoria do Professor Nuno de AFD ( AEC`s) com a colaboração de todos os Professores.
O prémio final foi ovinhos de chocolate oferecidos pela Associação de Pais.
Foi muito divertido.
1 de abril de 2012
Dia Mundial da Água
No dia 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água!
Este ano, fomos ao edificio do SMAS, participar nas atividades comemorativas do dia mundial da água, com muita animação.
No dia 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água!
Este ano, fomos ao edificio do SMAS, participar nas atividades comemorativas do dia mundial da água, com muita animação.
No interior do edifício, pudemos assistir à narração do livro “Doce Gotinha – Uma Grande Viagem”, pela voz de José Pedro Gil, acompanhado por um pianista e pela projeção de imagens do livro, que foi lançado no final do ano passado.
As personagens do Planeta Tupi, os Terráqueos, também estiveram presentes, vindas do ano 3501, e guiaram-nos pelo Núcleo Museológico dos SMAS, explicando a evolução do abastecimento de água e do saneamento e a sua importância para os seres humanos.
Tivemos ainda a oportunidade de realizar outras atividades, como pintura de desenhos e construção de máscaras das mascotes do Clube da Água.
No exterior do edifício, marcou presença o Road Show SMAS onde foram realizadas ações de sensibilização ambiental.
No exterior do edifício, marcou presença o Road Show SMAS onde foram realizadas ações de sensibilização ambiental.
O Clube da Água, com o seu quiosque e aguadeiros, refrescou todos os presentes e as mascotes Gui Gotas e Gotas Maria animaram nos muito, com o bem mais essencial para a nossa sobrevivência: a Água!
Aqui estão as gotinhas do 2º ano com a Susana e a Joana
Aqui estão os alunos do 1º ano a abraçar a gotinha Maria.
Aqui estão os alunos do 4º ano muito atentos.
31 de março de 2012
Visita à Fábrica da Pólvora
No dia 13 de fevereiro, os alunos do 4º ano, foram em visita de estudo à Fábrica da Pólvora de Barcarena, estudar a Fauna e a Flora aí existente. O autocarro tinha televisão e fomos a ver o filme «Alda Scooby-doo».
Quando chegamos, conhecemos logo a senhora que nos ensinou durante toda a visita e que se chamava Rita. A primeira coisa que estudamos foi a Flora, mas logo a seguir foi a Fauna. Na Flora, vimos uma árvore, com um buraco em forma de coração e na Fauna tivemos de descobrir uma pista deixada por uma coruja das torres e foi o Hiury que a descobriu. Era uma regorgitação da coruja e a Rita explicou que era um osso de rato, misturado com pelo. Depois a Rita emprestou-nos binóculos e com o meu companheiro, que era o Tiago, conseguimos ver um pisco de peito ruivo, um melro, um pardal, uma rola, um bando de andorinhas e uma águia de asa redonda. Depois lanchamos e fizemos um exercício com a árvore que a Rita nos indicou, que por acaso era um cipreste e tínhamos que medir o tronco e ver que tipo de folhas tinha.
Nós fomos os primeiros a acabar e por isso fomos os primeiros a ir brincar na roda sempre a subir e a descer.
25 de março de 2012
23 de março de 2012
Bicharocos por todo lado
Subscrever:
Mensagens (Atom)